Como cuidar do cabelo crespo ou ondulado das crianças

Angelina Jolie & filhas blog cabelos fortes

Angelina Jolie pede conselhos para cuidar do cabelo de Zahara

A pequena Zahara Jolie-Pitt, de 5 anos, filha de Angelina Jolie e Brad Pitt, não anda muito contente com seu cabelo. Como toda menina de sua idade, Zahara também quer ter o cabelo liso, leve e solto, mas Angelina não tem idéia de como conseguir isso. Por isso, segundo a revista Life & Style, na última vez que se encontrou com o músico Wyclef Jean, a quem ajuda em seu trabalho para recuperar o Haiti depois do terremoto, Jolie pediu seu conselho. O cantor comentou à publicação: “Eu lhe recomendei usar nos cabelos dela, os produtos da Carol’s Daughter, que é uma marca muito conhecida e natural, de cuidados para os cabelos”.

CATEGORIES BANNERS_DISNEY blog cabelos fortes

Li essa matéria e dicidi saber mais sobre o assunto. Afinal, esse problema não é só da Angelina Jolie. Muitas mães sofrem com as reclamações e choros constantes de suas filhas por causa do volume do cabelo.

Nos Estados Unidos é possível relaxar o cabelo a partir dos 3 anos, com produtos infantis, como os da Luster’s. Mas isso não ocorre no Brasil, onde só encontramos fórmulas para adultos.

Porém, pela pesquisa que fiz essa é a última opção para as mães. TODAS preferem tratamentos simples, sem o uso de produtos “pesados”.

Portanto, a seguir as melhores dicas para tratar e cuidar dos  cabelos crespos ou ondulados das crianças:

1) Cabelos crespos ou ondulados, de adultos ou crianças, necessitam de hidratação. Que pode ser feita no salão ou em casa. Ela irá controlar o volume do cabelo, aumentar o brilho e tornar fácil desembaraçá-lo. Esse tratamento é ideal porque devolve a umidade à fibra capilar e não requer fonte de calor, já que as crianças são impacientes e não gostam do secador. Prefira os produtos à base de colágeno, queratina ou ceramidas.

2) O mercado oferece produtos variados e específicos para dar continuidade ao tratamento iniciado no salão. Exemplos:

* Turma da Ziquinha - Beleza Natural: Shampoo com extrato de calêndula e Condicionador com o mesmo ingrediente suave e silicone para dar brilho e facilitar o pentear.

* Linha Toin Floft - Embelleze: Formulada com aloe vera, é uma linha para desenvolvida para jovens (a partir dos 12 anos). Composta por Shampoo, Bálsamo Condicionador, Leite Siliconizado, Creme de Hidratação, Umidificador Desembaraçante e um Relaxamento com agentes condicionantes, como a lanolina, que respeitam a sensibilidade dos cabelos infanto-juvenis, deixando-os macios e com cachinhos definidos. NÃO CONTÉM SODA.

toinfloft blog cabelos fortes

* Shampoo Kera Care Hidrating Detangling – Avlon: Shampoo desembaraçante de uso adulto, mas que é muito eficiente e prático para crianças porque dispensa o uso do condicionador. Ideal para cabelos grossos e secos.

* Pomada Protect & Shine – Ponto 9: Com vitamina E e ceramidas. Serve para controlar cabelos extremamente arrepiados…

* Leave-in Normal Phases - Ponto 9: Ótimo desembaraçante!

3) Outra alternativa é adequar o corte ao tipo do cabelo.

O corte reto deve ser evitado, pois o volume se acumula nas pontas. Prefira os repicados ou em camadas.

4) NUNCA penteie o cabelo crespo ou cacheado seco. Isso destrói os cachos e arrebenta os fios. Penteie apenas quando molhados e de preferência na hora do banho com condicionador.

5) Para pentear, comece pelas pontas segurando o restante dos fios. Depois, vá subindo – o movimento – delicadamente. Sempre segurando os fios que se tornam muito elásticos quando molhados, podendo facilmente se partir. Use um pente de dentes largos ou escova grande de cerdas bem separadas.

6) Na hora de secar, o Creme para pentear (Leave-in) é essencial; pois evita o efeito armado. É nesse momento que você deve saber se o fio é fino ou grosso. Cabelos Finos, se adaptam melhor com seruns, cremes mais líquidos ou mousses. Cabelos Grossos, “preferem” cremes mais espessos e pastosos.

7) Ao se expor ao sol, não esqueça o Protetor Solar Capilar. Ele evitará o ressecamento dos fios. Lembre-se de reaplicá-lo sempre que necessário.

8) Presenteie sua filha com fitas, tiaras, presilhas, faixas; tudo para que possa se divertir na hora de arrumar o cabelo. Criatividade é muito importante!

9) ELOGIE os cachos da sua filha. Não a deixe “complexada” com eles. Faça-a entender  a beleza do cabelo bem tratado e natural. Ensine-a a se ver no espelho com positividade. Assim ela crescerá confiante e se tornará uma belíssima mulher!

10) Se sua filha pedir ajuda para lavar e pentear o cabelo esteja sempre disposta. Avalie a necessidade de irem procurar a ajuda do cabeleireiro que irá orientá-las muito bem.

Fontes: O Fuxico
Cabelos & Cia.



10 Responses to “Como cuidar do cabelo crespo ou ondulado das crianças”

  1. soraia fortes Says:

    gostaria de saber omo cuidar dos cabelos da minha filha que sao
    cresos e sem brilhos e desenvolvam muito pouco

  2. nadia liane Says:

    gostaria de saber,como cuidar do cabelo ondulado de minha filha ;que tem 10 meses,e qual o tipo de xampu.´

  3. yeda Says:

    gostaria de saber omo cuidar dos cabelos da minha filha que sao
    cresos e sem brilhos e desenvolvam muito pouco
    ela tem 2 anos

  4. kenia Says:

    gostaria de saber como cuidar dos cabelos da minha filha de 2 anos sao finos e cacheados.

  5. Tatiana Says:

    Moro em Itaipava e gostaria de saber aonde posso encontar os produtos da turma da ziquinha, pois minha filha tem 3 anos e seus cabelos são cacheados e finos, e por isso eles sobem não tendo caimento.
    aguardo um retorno
    obrigada

  6. Fernanda Bittencourt Says:

    Boa noite! Li essa matéria e gostei muito. Já levei minha filha de 4 anos ao cabelereiro duas vezes para hidratar seus cachinhos e me indicaram os produtos da loreal para adulto mesmo. O fio do cabelo dela é fininho e a frente bastante ressecada, até comprei um leave-in da HARIRSHINE (pH 4) para ela, usei algumas vezes mas ela começou a se queixar de coçeira na cabeça. Posso usar produtos de adultos no cabelo dela ou o mais indicado são os de criança citados na matéria??

  7. lourdes Says:

    gostaria de saber o tenho que usar no cabelo da taina ela tem 5 anos,tem cabelo rececados e volumoso

  8. cristiane santos Says:

    gostaria de saber como cuidar dos cabelos da minha filha que sao resecados
    cresos e sem brilhos e desenvolvam muito pouco
    ela tem 4 anos

  9. NATHALIE Says:

    óla boa noite a todos eu tenho 11 anos meu nome e nathalie e eu tenho o cabelo crespo .Gostaria de saber quais tipos de alizamentos eu posso dar no meu cabelo.

  10. cabelosfortes Says:

    NATHALIE QUERIDA,

    O melhor seria não usar química no seu cabelo. Você é muito jovem e qualquer procedimento radical comprometeria a estrutura da fibra capilar.
    Tente intensificar as hidratações. Compre Bepantol Líquido e misture 1 tampinha com qualquer creme ou máscara de tratamento. Cubra com 2 toucas plásticas e uma toalha. Espere 45 minutos antes de lavar a cabeça.
    Escolha uma shampoo apropriado para o seu tipo de cabelo. Já experimentou o Elsève Hydra Max Colágeno?
    Essa linha de produtos mantem os cachos hidratados e o cabelo sem frizz. Use também o Umidificador de Cachos da mesma linha. Você poderá usá-lo com o cabelo seco ou molhado. É só borrifar e depois amassar os fios com uma toalha ou papel toalha… O resultado é surpreendente e duradouro.
    Outras opções e produtos leia em uma postagem mais antiga, que fala exclusivamente sobre o assunto:
    http://cabelosfortes.com/blog/?p=315

    Qualquer dúvida volte a escrever!

    Desejo-lhe toda a felicidade do mundo! Obrigada por escrever e participar!

    Beijos,
    SI